data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
A variante delta do coronavírus foi identificada em Santa Maria. De acordo com Priscila Trindade, do laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) responsável pela identificação genética do vírus, já são quatro casos confirmados na cidade. O dado foi divulgado nesta terça-feira em live da prefeitura de Santa Maria. Ao lado de Priscila, estava o médico epidemiologista Marcos Lobato, do município e também docente da UFSM, e o prefeito Jorge Pozzobom.
Centro de Valorização da Vida está com processo seletivo para novos voluntários
PROCESSO
A UFSM integra a vigilância genômica estadual. Segundo Priscila, os primeiros testes foram realizados grupos específicos. Entretanto, pela baixa demanda, a equipe ampliou a amostragem, chegando ao resultado divulgado na tarde de terça-feira.
-Inicialmente, nós achamos que teríamos muitas solicitações de casos para fazer o sequenciamento e se estabeleceu cinco critérios que foram divulgados. Que foram do profissional de saúde vacinados, os profissionais com a imunização completa, casos atípicos, pessoas com histórico de viagem e reinfecção. O que vimos foi que a demanda estava abaixo do esperado e por isso, resolvemos ampliar esta amostragem, fazendo uma amostragem aleatória. Fazíamos 11 amostras por semana e agora, passamos a fazer 24.
De acordo com a profissional, a confirmação dos quatro casos da variante Delta em Santa Maria surgiu da última amostragem realizada na semana passada e comunicada aos órgãos responsáveis na segunda-feira. Os quatro casos de Santa Maria, que que envolvem duas mulheres, de 45 e de 31 anos, um homem, de 73 anos, e uma criança, de 6 anos, já são reconhecidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). No Rio Grande do Sul, são 52 casos confirmados de variante Delta. Além de Santa Maria, Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Nova Bassano, Passo Fundo, Porto Alegre, Santana do Livramento, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo também já confirmaram a variante.
Fichas esgotam em dois locais antes do começo da vacinação em Santa Maria
VARIANTE DELTA
A variante, que é chamada de variantes de preocupação, tem como característica ser mais transmissível que outros tipos do vírus. Lobato explica que a variante original do coronavírus tinha a proporção de uma pessoa doente transmitia o vírus para outras duas ou três. A variante gama, que surgiu depois, é responsável por a cada pessoa infectada transmitir para quatro ou cinco outras pessoas. A delta, é ainda mais contagiosa: uma pessoa doente pode passar o vírus para até oito pessoas. É essa velocidade que gera preocupação nos órgãos públicos:
-Ela é mais transmissível do que o dobro da variante original. Essa é a grande preocupação que a gente tem que ter. A capacidade dessa variante ser transmitida com mais rapidez. O que nos deixa menos preocupados é que ainda não temos relatos de que ela deixa a pessoa em estado mais grave do que a outra variante, é o que temos em estudos até agora. O fato de se dispersar muito mais rápido causa preocupação que é de ter mais pessoas adoecendo ao mesmo tempo e, na mesma proporção que foi até agora, mais pessoas vão ter casos mais graves e podem sobrecarregar o serviço novamente.
Das quatro pessoas infectadas, todas já estão recuperadas e nenhuma delas chegou a ficar internada em hospital. Por ter alguns sintomas leves, os sintomas da delta podem ser confundidos com resfriado e ou gripe, quando não ficam graves.
Durante a transmissão, o prefeito Pozzobom reforçou que a única saída para evitar futuras contaminações e internações é a vacina. Entretanto, um número alta de pessoas ainda não teriam tomado a segunda dose, que é essencial para completar a imunização.
-Hoje, estamos com 2900 pessoas que ainda não foram fazer a segunda dose. Isso não dá para aceitar. Nós temos a vacina. É 100% Sus. Não paga nada. Nós temos o nosso Centro de Referência ao Covid-19 e são mais 25 unidades de saúde. Temos 26 pontos de referência para fazer o teste. Então, se tiver um sintoma, vão fazer o teste - afirma.
RESUMO
- Quatro casos confirmados em Santa Maria
- O sequenciamento foi feito na UFSM
- Todos os pacientes já estão recuperados e não precisaram de hospitalização
- Ainda não há evidência, mas a variante já deve circular em transmissão comunitária
- Enquanto, o coronavírus original tinha a proporção de uma pessoa doente transmitia o vírus para outras duas ou três. A variante gama, que surgiu depois, é responsável por a cada pessoa infectada transmitir para quatro ou cinco outras pessoas. A delta, é ainda mais contagiosa: uma pessoa doente pode passar o vírus para até oito pessoas
NO ESTADO
- Os quatro casos de Santa Maria já são reconhecidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
- No Rio Grande do Sul, são 52 casos confirmados de variante Delta. Além de Santa Maria, Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Nova Bassano, Passo Fundo, Porto Alegre, Santana do Livramento, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo também já confirmaram a variante.
TESTAGEM
Os sintomas leves, semelhantes a um resfriado, também podem ser sentidos por quem já foi vacinado. Nos casos mais tênues, pode nem haver registro de febre. Por isso, a orientação é que as pessoas procurem o serviço público e façam o teste, para sempre confirmar ou descartar as suspeitas. Entre os sintomas comuns estão coriza, tosse, dor de garganta, febre, dor no corpo, dor de cabeça, alteração de olfato e alteração de paladar. Pessoas sintomáticas e assintomáticas que tiveram contato com positivados podem fazer o teste.
LOCAIS, DIAS E HORÁRIOS PARA REALIZAR OS TESTES DE DIAGNÓSTICO DA COVID-19
Região Oeste
- ESF Roberto Binato - De segunda a sexta-feira, das 10h30min às 11h30min
- UBS Floriano Rocha (Bairro Juscelino Kubitschek) - Sextas-feiras, das 7h30min às 10h
- ESF Alto da Boa Vista - Quintas-feiras, às 10h
- ESF Vitor Hoffmann (Vila Rossi) - Quartas-feiras, das 8h30min às 9h30min
- ESF Parque Pinheiro Machado - Terças-feiras, das 16h às 16h40min / Quintas-feiras, das 11h às 11h40min
- UBS Ruben Noal (Bairro Tancredo Neves) - Terças-feiras, das 8h ao meio-dia / Quintas-feiras, das 13h às 15h
Região Norte
- UBS Kennedy - Quintas-feiras, das 8h30min às 10h
- ESF Kennedy - Terças-feiras, das 8h30min às 10h
- UBS Joy Betts (Bairro Perpétuo Socorro) - Terças-feiras, das 9h às 11h
- ESF Bela União - Terças-feiras, das 14h às 16h30min / Quintas-feiras, das 10h às 11h30min
Região Nordeste
- ESF Itararé - Quintas-feiras, das 13h30min às 15h30min
- UBS Waldir Mozzaquatro - Quartas-feiras, das 9h às 11h
Região Centro
- Policlínica José Erasmo Crossetti - De segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 15h
- ESF Lídia - Segundas-feiras, das 16h às 17h / Terças e quartas-feiras, das 11h ao meio-dia
- UBS Centro Social Urbano - Terças e quintas-feiras, das 13h às 14h
- UBS Dom Antônio Reis - Quartas-feiras, das 9h às 10h
Região Leste
- UBS Wilson Paulo Noal - Segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h
- ESF São José - Segundas-feiras, das 13h30min às 14h30min / Quintas-feiras, das 8h30min às 9h30min
- ESF São Francisco (Bairro Diácono João Luiz Pozzobon) - Segundas-feiras, das 14h às 16h / Quartas e sextas-feiras, das 10h às 11h30min
- ESF Maringá (Bairro Diácono João Luiz Pozzobon) - Pela manhã, conforme demanda
Região Sul
- ESF Urlândia - Segundas e quintas-feiras, das 10h às 11h
- ESF Passo das Tropas - Segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h
- ESF Santo Antão - Pela manhã, conforme demanda
- ESF São João - Quintas-feiras, às 14h
- UBS Felício Bastos, distrito de Boca do Monte - Segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h às 11h45min
- ESF Oneyde de Carvalho - Exames em gestantes, conforme agendamento
Centro de Referência Municipal da Covid-19
- Atendimentos: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 18h
- Coletas de exames: de segunda-feira a sábado, das 8h30min às 11h15min, e de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min
- Rua Conrado Hoffmann, 277, Bairro Nossa Senhora de Lourdes
- Fones: (55) 3220-0390 e (55) 99128-9893 (somente WhastApp)